Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Como calcular a noite adicional

    Publicado por Luisa Lee
    há 4 anos

    Cada empresa deve fazer cálculos de seus ganhos, perdas e horas realizadas por cada funcionário e, portanto, uma pessoa especializada na área que possui vários aspectos; neste artigo, você aprenderá como calcular adicional noturno para conhecer seus benefícios.

    Obviamente, o trabalho noturno tem seu lucro extra, pois são horas em que o funcionário geralmente não dorme. Essas horas extras realizadas à noite devem ser levadas em consideração na folha de pagamento e no salário bruto.

    Neste artigo, orientaremos você durante todo o processo de cálculo das horas extras noturnas, seja para você mesmo ou para levar em consideração como elas são

    Se você estiver interessado em saber como fazê-lo, continue lendo.

    Quais regras e devemos saber antes de calcular o adicional noturno?

    A Consolidação das Leis do Trabalho ou CLT, estabeleceu em 1988 o direito ao adicional noturno. Ato atualmente encontrado no artigo 7, capítulo II, da Constituição Federal, uma das principais e mais importantes instituições legislativas em vigor no Brasil.

    Para considerar um período noturno adicional, é estabelecido das 22:00 às 17:00 e em uma área urbana. Isso também é estabelecido na Consolidação das Leis do Trabalho.

    Para aprender um pouco mais sobre o que a CLT estabelece, dizemos a seguir, a Consolidação das Leis do Trabalho estabelece que a noite merece ter pelo menos 20% de todas as horas trabalhadas durante o dia, ou seja, em horário normal , adicione os extras à noite.

    Um fator determinante que também deve ser levado em consideração é o tempo ou a duração das horas trabalhadas, ou seja, estabelecer que o funcionário terminou com 55 minutos e 47 segundos. Isso é feito dessa maneira, para que, no final, nos cálculos totais, todo o tempo trabalhado pelo empregado seja adicionado e, portanto, esses minutos sejam calculados exatamente como eles trabalham.

    Se o funcionário trabalhou por apenas 6 horas e o contrato noturno for 8, as horas ou minutos reduzidos não serão levados em consideração ao efetuar pagamentos.

    Como é calculada a hora extra noturna?

    Como em todos os casos, devemos considerá-los; para dar um exemplo melhor, forneceremos uma situação externa para que você possa ser guiado por ela.

    Nesse caso, temos uma pessoa que o seu trabalho estabelece, um dia das 15:00 às 21:00, mas ele saiu às 23:00, portanto, obteve cerca de duas horas extras.

    Obviamente, para calcular as horas extras noturnas, é necessário levar em consideração que você deve organizar as horas normais, as horas extras e as estabelecidas no trabalho, ou seja:

    O trabalho diz que você entra às 15:00 e sai às 21:00; portanto, você conclui algumas horas durante o dia e outras à noite, para que o salário seja calculado com o tempo normal, mais a noite adicional .

    Agora, vamos calcular algumas horas extras simples. Se das 21:00 às 22:00 houver uma hora restante, o valor é extremamente fácil, porque não há muita complicação; no entanto, se o horário de partida for 22:00 para 00:23, teríamos que levar em consideração 00 e 52 segundos. Neste ponto, diremos que o valor do período noturno é equivalente a 30, comparado a um horário normal.

    Calcular ou avaliar horas extras

    Como mencionamos anteriormente, na Consolidação das Leis do Trabalho, é estabelecido que as horas notórias aumentam 20% para o tempo normal de trabalho, portanto, devemos continuar ou seguir:

    Devemos levar em consideração em uma hora extra que ele está funcionando, mais no horário normal, mais no adicional, o que seria assim: 1 / 52,5 x 60, executaremos esse processo ou o resultado final dará 1,14286. É assim que saberemos se o pagamento é ou não apenas o salário acumulado e trabalhado como um extra.

    Como o monitoramento da conformidade de horas extras pode ser feito com eficiência?

    Se você deseja calcular horas extras ou ter o controle por meio de planilhas como o Excel, nós o ajudaremos, pois sabemos que pode ser um pouco complicado para as empresas, basta seguir as seguintes etapas:

    Principalmente, deve haver uma guia que especifique quem são os funcionários, o trabalho que realizam na empresa, o salário-base estabelecido no contrato, o dia útil acordado e isso também está incluído, a porcentagem de horas extras dependendo do dia e horas. Além disso, da forma de pagamento destes.

    Obviamente, se esse processo puder ser realizado por um especialista na área, é muito mais seguro que os resultados sejam precisos.

    Na segunda aba, adicionaremos todos os dados dos funcionários individualmente, como nome, sobrenome, cargo, horas trabalhadas, como na anterior, mas muito mais detalhados e específicos.

    Normalmente, nesse caso, um resumo de todas as horas que o funcionário trabalha por mês deve aparecer, além de seu valor e dos dados anteriores. Isso é feito para manter um controle e uma base do progresso ou não que o empregado possui.

    No caso de horas extras noturnas, isso é feito automáticamente

    Obviamente, todas as guias e informações incluídas no processo são para aconselhamento ou solicitam atenção e até alertam você sobre o que você fez. É de extrema importância manter a gerência e a produção na empresa.

    É bastante comum que todo esse processo seja realizado pela área de recursos humanos ao efetuar pagamentos mensais. Essas pessoas que pertencem ao departamento mencionado são especializadas na área e podem calcular corretamente os dados, com toda a legalidade e o processo correto.

    Esperamos que este artigo tenha ajudado você a calcular as horas noturnas adicionais.

    • Publicações5
    • Seguidores0
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações73
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/como-calcular-a-noite-adicional/889208959

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)